sábado, 11 de abril de 2015

Resenha: A moreninha by Joaquim M. de Macedo

 Oii gente! Faz um tempo que eu perguntei se vocês queriam que eu fizesse alguma resenha de um clássico, e como a maioria achou a ideia boa, hoje vou começar a fazer. Espero que gostem :)

***

Sinopse: Augusto é um namorado incorrigível.Até que conhece Carolina, a Moreninha. A partir daí, o rapaz é seduzido pelo encanto da moça e, pela primeira vez, descobre o real significado da palavra amor.É assim, sem conflitos e com final feliz, que se desenvolve a obra de Joaquim Manuel de Macedo. A história é singela e divertida, com os elementos característicos de folhetim, que o escritor ajudou a popularizar no século XIX.



 A história começa contando sobre uma aposta feita por Augusto e alguns amigos, e para Augusto ganhar ele não poderia se apaixonar por ninguém por mais de alguns dias enquanto eles estivessem em uma ilha. Ele achava que já tinha ganho a aposta, pois ele era aquele tipo que nunca se apaixona por mais de um dia. 
 Quando eles chegam na ilha, ele conhece Carolina, a moreninha, e a cada hora sua impressão mudava sobre a menina. Quando a viu, ele a achou irritante porém depois encantadora e inteligente. Algo muito confuso até mesmo para ele.
 Naquele lugar, ele conta o por que de nunca ter se apaixonado, e tudo isso se deve a duas más experiencias de seu passado. Ao decorrer do livro, Augusto se vê completamente apaixonado pela moreninha, e os dois acabam se envolvendo, mas o que ele não esperava era que ela tivesse algum envolvimento com uma de suas experiencias amorosas no passado. 
 Eu realmente gostei de como a história se desenvolve. Um romance leve e inocente, bom para ler e que sem perceber você já acabou. Uma ótima leitura para passar o tempo e refletir como era a sociedade e os tipos de leitura do passado. E é claro, sempre temos que levar em consideração a época literária em que a obra foi escrita. 
 Para não dar nenhum spoiler, vou parar aqui mesmo haha. Logo vou postar mais resenhas de alguns clássicos que mais gostei, mas ainda vou continuar fazendo resenha dos outros também.





XOXO-Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário